No momento você está vendo Implantação da Central de Mandados no MA otimiza o trabalho dos Oficiais

Implantação da Central de Mandados no MA otimiza o trabalho dos Oficiais

  • Post author:
  • Post category:Gerais

Uma força-tarefa da Corregedoria-Geral do Maranhão impulsionou a resolução de quase 30 mil processos. Um número expressivo, em parte alcançado, a partir de um trabalho conjunto entre Corregedoria e Oficialato local, com a implantação da Central de Mandados no Judiciário maranhense.

Segundo o presidente do Sindojus-MA, Rômulo de Sousa Neves, a implantação da Central foi uma decisão monocrática da Corregedoria, a partir do aceite do Sindicato, que esperava há muito tempo pela ação. Neves informa que o novo sistema impulsionou o trabalho da categoria, distribuindo melhor os processos e deixando os Oficiais trabalhando por região. “Antes eram vinculados dois Oficiais por Vara e, como temos um déficit de pessoal, muitos Oficiais trabalhavam sozinhos. Com a Central, dividimos o trabalho por igual, facilitando o deslocamento do Oficial e distribuindo igualitariamente os mandados”, comemora o presidente do Sindojus-MA.

E o resultado da mudança está nos números divulgados Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ) do TJMA , que divulgou relatório de produtividade relativo ao balanço do trabalho desenvolvido ao longo da atual gestão do corregedor-Geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho. No total, de maio de 2022 ao mês de setembro de 2023, o NAUJ impulsionou 28.647 processos em 38 unidades judiciais de 1º Grau do Estado. Os dados apresentados pelo juiz Rodrigo Nina, coordenador do NAUJ, apontam 8.584 sentenças, 4.326 decisões e 15.737 despachos proferidos por três juízes e três juízas de Direito que integram a força-tarefa criada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), resultando em uma média de 31% de julgamentos proferidos em relação ao número de processos analisados.